ID

logogas.jpglogogaslogogas.jpgIDENTIDADE

 A equipe G.A.S. JJ foi criada em 2003, pelo faixa preta Luiz Vitor Dias. Com o objetivo principal de reunir lutadores de Jiu-Jitsu competidores ou não, de diferentes gerações, para treinarem e lutarem, independentemente de participarem de competições. A GAS em seus treinos diários trabalha a parte técnica e filosófica da arte marcial no sentido da formação pessoal como atleta e cidadão. A equipe GAS JJ sempre busca evoluir, aprimorando o nível técnico de nossos lutadores, como também o fortalecimento das amizades que acabam passando do dojo para a vida.

A GAS JJ tem como símbolo, as faixas entrelaçadas, simbolizando os conceitos e filosofia sobre o Jiu Jitsu, como elemento formador de cidadãos, de caráter e de união de uma família. A partir desse ponto em comum, a nossa arte marcial conhecida como “ARTE SUAVE ” que é a tradução do Jiu Jitsu para o português, como o elo de união entre os atletas que transcenda as idades, e o perfil de ser competitivo ou não dos atletas.

 

O conceito do jiu jitsu

O Jiu Jitsu que traduzido para o português significa “Arte Suave”, foi criado e praticado na Índia por volta de 500AC por monges budistas que constantemente deparavam-se com assaltantes nas estradas que levavam de um templo ao outro,em suas peregrinações.Como não podiam andar armados, os monges ao se ordenarem, um de seus votos era de não poderem empunhar armas, criaram então um eficiente sistema de defesa pessoal baseados em “wazas”: torções, estrangulamentos,imobilizações e projeções. Nascia então o “Ju-Jutsu”, mas também chamado de yawara ou taijitsu, que foi levado da China para o Japão pelo mestre Chen Yuan Ping no séc. XVII, tendo ensinado a três ronin: Fukuno Hichiroemon, Miura Yojiemon e Isogai Jirozaemon que inspirados pelos ensinamentos de seu mestre, desenvolveram seus estilos de Ju-Jutsu, onde posteriormente alguns livros digam que existiram mais de cem estilos de Ju-Jutsu. Embora essa versão seja questionada por muitos que afirmam que o nosso Jiu-Jitsu atual tenha sido totalmente criado no Japão onde haviam muitos estilos de Ju Jutsu, por isso é muito difícil podermos precisar a data em que o Ju-Jutsu foi criado. Aqui no Brasil foi introduzido pelo conde Koma, que passou seus ensinamentos ao Mestre Carlos Gracie e difundido no país posteriormente pela família Gracie .
O Jiu Jitsu é um esporte que desenvolve o raciocínio devido a sua complexibilidade e inúmeras combinações de golpes.Os movimentos obedecem uma seqüência lógica mesclando força e raciocínio sendo seu aprendizado recomendado por médicos , terapeutas e educadores, já que esta arte marcial integra aspectos como :força,resistência,flexibilidade,agilidade e coordenação motora proporcionando ao atleta autoconfiança e desenvolvendo sua autoestima.
O educador de Jiu Jitsu trabalha no aluno não só a parte física mas suas qualidades morais e intelectuais,o Jiu Jitsu não é apenas uma luta,mas um sistema complexo de defesa que proporciona o aluno a desenvolver sua força de vontade, determinação e auto estima.

Objetivos de um treino de jiu jitsu.

Cada treino possui e deve ter um objetivo a ser trabalhado, que sempre resultará num ótimo resultado de desenvolvimento para os atletas. É muito comum na hora dos treinos livres alguns atletas serem mais solicitados para treinar, outros esquecidos e o pior, alguns até mesmo evitados.Todo lutador apresenta seus pontos fortes e fracos, golpes que executa naturalmente e golpes que nem pensa em utilizar ou nem mesmo experimenta já que tem confiança em outros, mas deixa assim de “aumentar” seu arsenal de posições para futuros combates. Então sempre proponho aos meus alunos que em sua avaliação pessoal,que ajuste sempre o “foco” da luta, um bom treino não é buscar apenas a finalização.Caso você ache que naquele treino, o seu oponente é mais fraco tecnicamente ou na questão de força ou em ambos os casos, trabalhe nele golpes que você normalmente nem pensa em executar, ou permita ele pegar suas costas e treine sua saída.Pense na posição que mais lhe dá trabalho para sair e deixe ele chegar até ela, sendo então o ponto inicial do seu treino, ou seja melhorar sua rotina e diminuir seus pontos vulneráveis.Rapidamente o atleta percebe que ajustando o foco de acordo com o seu oponente, todo treino se torna proveitoso.Ninguém numa luta dura, onde as pegadas são disputadas, irá arriscar um golpe que não sente confiança.E como adquirir confiança num golpe se esse golpe não é treinado em momento nenhum? Entra aí o exercício de ajustar cada treino, para um determinado objetivo. Para o atleta menos técnico ainda ou mais fraco também tem o retorno, de ser exigido cada vez mais e tendo assim uma melhora em seu desempenho.Se todos os atletas sendo competidores ou não pensarem dessa forma, em pouco tempo todos os treinos serão perfeitos para treinar determinadas situações, aprimoramento de golpes, raspagens ou arriscar movimentos que você imagina que pode dar certo, mais jamais experimentaria numa luta, que para você finalizar seja o objetivo principal.

O grappling.

O grappling é uma forma híbrida de esporte formado pela Luta Olímpica e o Jiu-Jitsu,que consiste em um lutador a forçar seu oponente a admitir que ele não consegue escapar de seu movimento sem se prejudicar fisicamente.Essa modalidade os atletas não contam com quimono, sendo que o contato ou as “pegadas” são no corpo do adversário (braços,pernas,pescoço.. ). Em acordo com a filosofia do esporte,os lutadores devem honrar os valores como atletas nunca devendo machucar intencionalmente outro desportista durante as lutas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *