ARTIGO JIU JITSU – Momento difícil

10 jul

artigo jiu jitsu 001

A vida de um professor tem grandes alegrias e momentos difíceis como todas profissões. Mas ser líder de uma equipe, nortear uma família de lutadores, muitas vezes passa por decisões duras de serem tomadas. Há pouco escrevi sobre a questão de se graduar um atleta ou não.
Mas hoje gostaria de escrever sobre um assunto muito delicado, a decisão de desligar um aluno de sua equipe, resolver não ensinar-lhe mais Jiu Jitsu. Não competir mais com o escudo da academia. É uma decisão que muitas vezes o professor verá o apoio e a discordância de sua decisão em seu dojo refletida em seus alunos. Creio que um número significativo de professores já afastaram um ou mais alunos de seus dojos. Certamente é um impacto grande entre aluno e professor, o aluno afastado muitas vezes não percebe que esse afastamento não é de imediato, vem de atitudes e fatos seqüenciais, acontecimentos dentro e fora dos tatames que acabam culminando no desligamento. Por vezes os professores conversam, sinalizam e avisam a esse atleta, e quando a decisão é tomada. O próprio atleta desligado, por vezes se acha injustiçado. Quanto tempo um professor leva construindo e sempre em contínua construção do seu nome, do nome de sua equipe? Quando de repente um aluno em atitudes erradas leva o nome do Jiu Jitsu e de sua equipe junto para episódios lamentáveis? Quantos atletas o Danna White já não desligou do UFC por má conduta? Ele está errado? Creio que não.
O lutador do professor “tal” ou que treina na equipe “tal” fez isso, fez aquilo e assim o trabalho deste professor fica rapidamente questionável ou duvidoso. Nós professores temos o direito e dever de não admitir em nossas academias alunos que não caminham com atitudes corretas ao nosso entendimento, suas atitudes podem trazer péssimos reflexos a equipe. Todos nós professores, atletas, competidores ou não, levamos o nome do Jiu Jitsu e de nossas equipes para todos os lugares em que estamos. Esse orgulho de pertencer a uma equipe por vezes é até tatuado pelos lutadores. O atleta afastado deve ver esse fato como uma fonte de reflexão, pensar sobre seus atos e mudar sua conduta. O afastamento é uma forma de mostrar ao atleta e a todos da equipe que os atos refletem conseqüências boas ou não. A imagem do Jiu Jitsu é forjada por todos nós praticante.
Bons treinos! OSS!

Luiz Dias, Líder da GAS JJ
www.geracaoartesuave.com.br
twitter @gasjj

2 thoughts on “ARTIGO JIU JITSU – Momento difícil

  1. Thanks on your marvelous posting! I seriously enjoyed reading it, you may be a great author. I will be sure to bookmark your blog and definitely will come back in the future. I want to encourage you to ultimately continue your great writing, have a nice weekend!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *